Ciência do Exercício: Desmascarando 8 Mitos Fitness que Podem Lesionar Você

O exercício físico é uma prática que se torna cada dia mais popular, e seus benefícios para a saúde são muito difundidos. No entanto, as instruções equivocadas sobre como exercitar o corpo podem levar a lesões. Esse é o caso dos abdominais, que antes eram considerados o padrão de exercício básico, mas da mesma forma podem piorar a dor lombar.

Aqui está o alerta feito por Brad Schoenfeld, professor de ciência do exercício no Lehman College, em Nova York. Schoenfeld também destaca que as opiniões divulgadas e consolidadas são difíceis de mudar.

O jornal The New York Times ouviu mais de uma dúzia de especialistas em exercícios físicos que compartilham os mitos mais frequentes ouvidos entre seus alunos e pacientes, e que gostariam de desmascarar de uma vez por todas.

O primeiro mito abordado pelos especialistas é a necessidade de fazer alongamento antes de treinar. Pesquisas recentes mostram que isso é ineficaz na prevenção de lesões e pode enfraquecer temporariamente os músculos que se está tentando treinar. Por isso, especialistas recomendam um aquecimento dinâmico, que faz o sangue fluir e tensiona suavemente os músculos.

Além disso, as pesquisas mostram que levantar pesos relativamente leves pode ser tão eficaz na construção muscular e de força quanto levantar pesos mais pesados. Da mesma forma, a corrida não destrói os joelhos e caminhar, embora reduza o risco de doenças cardíacas, diabetes e alguns tipos de câncer, não é suficiente para manter a forma à medida que envelhecemos.

O artigo também esclarece equívocos sobre a adaptabilidade dos exercícios, a importância de treinar força da parte inferior do corpo para corredores e ciclistas, e o mito de que é necessário dar 10 mil passos por dia para ser saudável. O jornal também destrincha o mito de que tomar um banho de gelo após um treino intenso melhora a recuperação e responde que, embora possa ajudar a reduzir a inflamação, isso pode ser prejudicial ao processo de reparo do corpo.

Os especialistas recomendam que, para a recuperação geral após o treino, as saunas podem ser mais seguras e eficazes do que os banhos de gelo. Em resumo, o artigo é um guia para desmistificar os principais erros na prática de exercícios físicos e indicação de práticas corretas para se manter saudável e minimizar o risco de lesões.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo