Espírito Santo se destaca por ter a maior proporção de cursos de ensino superior com os melhores índices de qualidade, aponta Inep.

O Espírito Santo é o estado com a maior proporção de cursos de ensino superior com os maiores índices de qualidade. Em 2022, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avaliou 171 cursos capixabas e, desses, 48,5% (83) estão nas faixas mais altas de desempenhos do Conceito Preliminar de Curso (CPC). Esses dados foram divulgados nesta terça-feira pelo Inep.

Um destaque é a Universidade Federal do Espírito Santo, que possui cursos de Direito, Serviço Social, Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Psicologia, Administração, Publicidade e Propaganda, e Jornalismo, todos nesse patamar de qualidade.

Outros estados também se destacam, como Rio Grande do Sul, Bahia, Mato Grosso do Sul, Ceará, Paraná e Rio Grande do Norte, que têm pelo menos 40% dos cursos entre os melhores do país. No Rio de Janeiro, 35% dos cursos públicos e privados estão nas faixas 4 e 5, enquanto em São Paulo são 29%.

O CPC é composto por quatro variáveis: Conceito Enade, porcentagem de professores com mestrado ou doutorado, percepção do estudante sobre o curso e Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD). A partir desses indicadores, o Inep atribui uma nota a cada instituição e distribui as instituições em cinco faixas de desempenho, das piores (faixa 1) às melhores (faixa 5).

O Estado do Espírito Santo lidera a proporção de cursos 4 e 5, seguido por Rio Grande do Sul, Bahia, Mato Grosso do Sul, Ceará, Paraná, Rio Grande do Norte, entre outros. No ciclo do Enade avaliado, foram analisados cursos como Administração, Direito, Psicologia, Jornalismo, Design de Moda, Gastronomia, entre outros.

Esses resultados mostram a importância da qualidade do ensino superior no Brasil e como ela está distribuída pelos estados. Contribuindo para o desenvolvimento educacional e profissional dos estudantes em todo o país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo