Maceió aparece em lista que mostra 100 melhores cidades para viver

8f9c3d1d-b0c3-4362-a7d8-6c48e4f70fd5

Um estudo elaborado pela Delta Economics & Finance aponta as 100 melhores cidades brasileiras para se viver. Na lista, Maceió é a única alagoana citada e aparece em 92º lugar.

Para se chegar ao ranking das 100 melhores, a empresa cruzou indicadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (PNAD) e outros estudos anteriores.

As dimensões utilizadas para o ranking envolvem questões gerais (GL), governança (GO), Bem-Estar (BE), situação Econômica (EC), Finanças (FI), Domicílio (DO), Saúde (SD), Educação (ED), Segurança (SE) e inclusão Digital (ID).

As 10 melhores de acordo com esses quesitos são Santos (SP), Belo Horizonte (BH), Jundiaí (SP), Blumenau (SC), Campinas (SP), São Bernardo do Campo (SP), Mogi das Cruzes (SP), Mauá (SP), Curitiba (PR) e Santo André (SP).

Já as que ficaram no final da lista foram Caucaia (CE), Maceió (AL), Santarém (PA), Várzea Grande (MT), Vitória da Conquista (BA), Macapá (AP), Porto Velho (RO), Ananindeua (PA), Belford Roxo (RJ) e Duque de Caxias (RJ).

Na publicação, a Delta Economics & Finance diz que os principais indicadores sociais no Brasil apresentam uma melhoria relevante ao longo dos últimos 20 anos, apesar da persistência de níveis de desigualdade incompatíveis com a renda e a posição do país no cenário internacional.

De fato, o Brasil ainda pode ser considerado um país pobre, quando são considerados os níveis de desigualdade. Nossos índices de desigualdade e pobreza são muito elevados, mesmo em relação a padrões latino-americanos, a região com o maior grau de desigualdade no mundo.

Veja aqui o ranking completo

Cada Minuto