Centro de Educação Comunitária Rural retoma Programa Cisternas em municípios do Sertão de Pernambuco em parceria com governo Lula

O Centro de Educação Comunitária Rural (CECOR) está completando 30 anos em 2024 e retomou nos últimos meses a execução de projetos sociais de convivência com o Semiárido no Sertão de Pernambuco. Através do Programa Nacional de Apoio à Captação de Água de Chuva e outras Tecnologias Sociais (Programa Cisternas), o CECOR está implementando novas tecnologias nos municípios de Serra Talhada, Flores, Mirandiba e São José do Belmonte.

No total, o CECOR está implementando 584 cisternas de 16 mil litros de água nos municípios de Serra Talhada, Flores e São José do Belmonte, provenientes do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC). Além disso, o Programa Uma Terra e Duas (P1+2) está contribuindo com a implementação de 126 tecnologias em Serra Talhada e Mirandiba, incluindo cisternas de placas com capacidade para 52 mil litros de água e barragens subterrâneas. Estas tecnologias são complementadas pela capacitação técnica para famílias sobre gerenciamento de Recursos Hídricos e capacitação para pedreiros e pedreiras.

Além das cisternas, o projeto também garante assessoria técnica para as famílias beneficiárias. O CECOR também está realizando o projeto “Quilombo Sustentável – Transformando Paisagens no Sertão do Pajeú”, na comunidade quilombola Catolé, em Serra Talhada. Em parceria com o Instituto Sociedade, População e Natureza e a Casa da Mulher do Nordeste, o projeto consiste na implantação de 20 experiências agroecológicas em unidades produtivas de famílias quilombolas, visando à melhoria da segurança alimentar e nutricional, a comercialização e a geração de renda.

Estão sendo implementadas experiências agroecológicas de produção de hortas, frutas e criação de pequenos animais nos quintais das residências, com ênfase para as famílias chefiadas por mulheres. As famílias beneficiárias estão inseridas nas articulações e movimentos da agricultura familiar do município e do território do Sertão do Pajeú, como a Rede Pajeú de Agroecologia e a Feira Agroecológica de Serra Talhada.

Portanto, o Centro de Educação Comunitária Rural tem focado nos projetos sociais para proporcionar melhores condições de vida para as populações rurais na região do Sertão de Pernambuco. Com a implementação de tecnologias de captação de água e a introdução de práticas agroecológicas, o CECOR busca promover a sustentabilidade e o desenvolvimento local nestas comunidades.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo