InicioDestaqueFotos de personal subindo nas estátuas da orla causam indignação nas redes...
Fotos de personal subindo nas estátuas da orla causam indignação nas redes sociais
Uma foto postada nas redes sociais ganhou grande repercussão entre os maceioenses, na tarde desta quinta-feira (11), quando uma professora de educação física publicou uma foto “sentada” nos ombros da escultura do escritor alagoano Graciliano Ramos, na praia de Ponta Verde. A obra de arte foi inaugurada pela Prefeitura de Maceió em novembro de 2015, ocasião em que o Município também entregou a estátua de Aurélio Buarque de Holanda, em outro ponto da orla marítima da capital alagoana.
Ana Paula Lopes em cima da estátua de Graciliano Ramos (Crédito: Reprodução)
A Prefeitura de Maceió lembrou que a escultura foi inaugurada em dezembro de 2015, como parte das ações do Município para comemorar os 200 anos da cidade e que . para denúncias relacionadas a danos ao patrimônio público, a orientação do Poder Público é de que os cidadãos liguem no número 153 e registrem a ocorrência para que a Guarda Municipal possa atuar no combate ao vandalismo.
Já o secretário municipal de Turismo, Jair Galvão, em entrevista à uma Rádio local, classificou a atitude como um “ato de vandalismo”, reforçando que a escultura “não pode servir de assento”.”Este é um ato vandalismo. Recebi esta imagem pela manhã e estamos tentando identificar quando a mesma foi publicada. Inclusive, a Prefeitura de Maceió já analisa a possibilidade de tomar medidas contra esta moça”, disse.
Em dezembro de 2014, um totem “Eu Amo Maceió” instalado pela Prefeitura na orla da Ponta Verde foi danificado após a ação de vândalos, que se penduravam na peça para tirar fotos. À época, a Prefeitura solicitou a turistas e à população local que zelem pelo objeto, acrescentando que a atitude poderia causar danos irreparáveis ao totem.”Contamos com a contribuição de todos. Este sentimento não deve ser apenas nosso, mas de todos os alagoanos e, inclusive, de todos os que nos visitam”, disse, à época, o secretário de comunicação de Maceió, Clayton Santos.
Através também de suas redes sociais, a Prefeitura lançou uma figura animada alertando sobre os cuidados com o patrimônio cultural dos Maceioenses. “Há alguns meses, temos a presença ilustre de Graciliano Ramos em nossa Orla. A estátua é de bronze e de grande valor histórico e cultural para Maceió. Cuidar dela é fundamental.Lembre-se: Subir na estátua NÃO PODE!”.
Para denúncias relacionadas a danos ao patrimônio público, a orientação da Prefeitura é de que os cidadãos liguem no número 153 e registrem a ocorrência para que a Guarda Municipal possa atuar no combate ao vandalismo.