Cinquenta escolas da rede estadual serão contempladas com laboratório de robótica

Seduc promove formação para manuseio destes laboratórios no próximo dia 28

6b1c619be8b23a102b3cd1b7967289e5_L

Na busca por melhores índices e uma nova Alagoas na Educação Pública, a Secretaria de Estado a Educação (Seduc) elegeu a tecnologia como um de seus pilares de investimento.

A robótica, cada vez mais presente em nosso cotidiano, é um dos principais aspectos deste investimento, pois a sua presença na escola permite ao aluno um contato mais precoce com a ciência e a tecnologia, além de propiciar a troca de conhecimentos e conteúdos entre diversas disciplinas. Para isso, a Seduc vai disponibilizar laboratórios de robótica para 50 escolas da rede estadual em toda Alagoas.

Os laboratórios são compostos por um armário e quatro kits com peças e placas para construção de diversos projetos. A entrega dos kits já foi iniciada, com prioridade para as 14 escolas de ensino integral e as três unidades educacionais com jornada ampliada: Afrânio Lages, Princesa Isabel e Edmilson Pontes, todas na capital. Esta última, inclusive, já tem projetos reconhecidos em mostras da área.

SEDUCROBOTICA3

“A Robótica é uma das mais promissoras estratégias pedagógicas para estimular os processos de aprendizagem, principalmente na matemática. Por meio destes laboratórios, queremos aumentar o interesse dos alunos da rede estadual pelas carreiras de Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática, proporcionando novas perspectivas de ascensão pessoal e profissional. Os alunos envolvidos nos projetos de robótica, apresentam melhoria significativa do rendimento escolar, com aumento da atenção, da flexibilidade e da capacidade de resolução de problemas”, avaliou a secretária executiva da Seduc, Laura Souza.

Capacitação – Além do investimento na estrutura, a Seduc também pensou na qualificação da equipe, para obter o resultado desejado. Para isto, vai promover capacitações específicas sobre o projeto. É o que explica a supervisora de Práticas Pedagógicas e Organização do Currículo Escolar, Terence Coelho.

De acordo com a supervisora, no próximo dia 28, uma apresentação geral sobre o projeto será realizada para gerentes regionais e representantes das escolas, no hotel Best Western Premier (antigo Radisson), na Pajuçara, a partir das 14h.

SEDUCROBOTICA

E no período de 29 de março a 01 de abril, serão promovidas capacitações para 50 coordenadores pedagógicos e 100 professores das disciplinas de matemática e física no laboratório de informática da Escola Laura Dantas, no Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa).

“A ideia é que todos entendam a sistemática e saibam agir. Os professores estarão aptos para manipular estes laboratórios, bem como desenvolver projetos nesta área, enquanto os coordenadores terão uma visão ampla desta metodologia e poderão acompanhar melhor os projetos”, explicou Terence Coelho.