Bike Patrulha: Prefeitura entrega nova base e equipamentos

14MA-Entrega-de-Bicicletas-a-Guarda-Municipal-53-1024x678
Prefeito Rui Palmeira entregou bicicletas à Guarda Municipal. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Os guardas municipais (GM) de Maceió que integram o grupamento Bike Partulha acabam de ganhar um importante reforço para o desenvolvimento de seu trabalho. Na manhã desta quinta-feira (14), eles receberam o novo quiosque onde funciona a base operacional, itens de proteção e o equipamento, que é o diferencial do grupamento: 20 novas bicicletas. A solenidade, que aconteceu na Praia de Pajuçara, contou com a presença do prefeito Rui Palmeira.

Além das novas bicicletas, cada integrante do grupamento recebeu camisa de proteção UV, luvas, capacete e protetor solar. Já o quiosque foi revitalizado e recebeu melhor estrutura e climatização para abrigar os servidores e melhorar o atendimento à população.

14MA-Entrega-de-Bicicletas-a-Guarda-Municipal-64-1024x678

Novas bicicletas entregues à Guarda Municipal. Foto:Marco Antônio/ Secom Maceió

As medidas vêm para estruturar o grupamento e foram desenvolvidas pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Cidadania (Semsc) em parceria com o Banco Itaú, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/AL), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/AL) e Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Alagoas (SHRBS/AL).

“Este é mais um trabalho importante e faz parte da reestruturação da nossa Guarda Municipal, desta vez, em parceria com a iniciativa privada. As bicicletas foram doadas pelo Banco Itaú, que já é parceiro em ações como a Academia Maceió e a aquisição dos equipamentos e parte da estruturação da base da Bike Patrulha contou com o apoio do trade turístico. Esta ação é importante para fortalecer a segurança e o trabalho deste grupamento que atua no patrulhamento nesse trecho que é fonte de emprego e renda para a cidade”, destacou o prefeito Rui Palmeira.

14MA-Entrega-de-Bicicletas-a-Guarda-Municipal-62-1024x678

Equipamentos entregues à Guarda Municipal. Foto:Marco Antônio/ Secom Maceió

A gestora da Semsc, Mônica Suruagy comentou as conquistas. “Estamos dotando o Grupamento Bike Patrulha de equipamentos qualificados e modernos, como as bicicletas de 24 marchas e freios especiais, além dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que proporcionam melhores condições de trabalho. As bicicletas foram doadas pelo Itaú, a reforma da nossa base de atendimento é uma parceria da Abrasel, e os EPIs foram uma cortesia do ABIH e Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes. Agradecemos publicamente aos representantes dessas entidades que apoiam e que reconhecem a importância da Guarda e da Bike Patrulha para Maceió”, afirmou.

Já equipado, o guarda municipal e integrante do Bike Patrulha, Francisco Tenório agradeceu. “O nosso trabalho exige equipamentos como capacete, luvas, protetor solar e bicicletas adequadas. Todo esse material é de fundamental importância para o desempenho do nosso trabalho perante a sociedade maceioense e os turistas. Essas melhorias também são um sinônimo de valorização para a categoria e isso é importante para o nosso serviço”, enfatizou.

Reestruturação da Guarda

Marcelo Palmeira, vice-prefeito de Maceió, fez um balanço das ações da Prefeitura voltadas para os agentes de segurança do município. “Desde o início da gestão temos um olhar de valorização para esta categoria. Ampliamos a frota do órgão com a aquisição de novos veículos, os agentes receberam novos fardamentos, armamentos e equipamentos como coletes, reformamos o prédio-sede e dotamos os guardas de carteiras funcionais e hoje, estruturamos melhor o Bike Patrulha. Isso faz com que a Guarda esteja cada vez mais presente nas ruas. A presença da guarda nos espaços públicos dá essa sensação de segurança e tranquilidade”, frisou.

Parcerias

Para o presidente da Abrasel, Brandão Junior, a associação abraçou a iniciativa por entender que todos ganham com estas melhorias. “A presença dos guardas circulando com as bicicletas traz uma sensação de segurança. Isso é favorável para que as pessoas passeiem pela nossa orla, desfrutem desse lugar, se divirtam e, no caso dos turistas, que eles voltem”, pontuou.

14MA-Entrega-de-Bicicletas-a-Guarda-Municipal-59-1024x678

Guardas municipais. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Maurinho Vasconcelos, presidente da ABIH, falou sobre o apoio dado à ação. “É importante cuidar daqueles que trabalham para proteger maceioenses e aqueles que nos visitam. Além de beleza, a praia precisa ser um ambiente seguro e tranquilo. A ABIH, junto com todo o setor hoteleiro, está com a Prefeitura para fazer com que a nossa cidade cresça e seja cada vez melhor para moradores e turistas”, ressaltou.

14MA-Entrega-de-Bicicletas-a-Guarda-Municipal-5-1024x678Quiosque da Guarda Municipal. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

O patrulhamento feito pelos guardas utilizando as bicicletas e viatura acontece diariamente das 7h às 19h, no trecho entre a base na Pajuçara e o Posto 7, na Jatiúca.  O trabalho consiste em atuar preventivamente na defesa do patrimônio público, assistência ao turista e ao maceioense. Homens e mulheres da Guarda circulam ou monitoram áreas com os chamados pontos base.

A Bike Patrulha também está presente com rondas no Corredor Vera Arruda, no Domingo de Lazer da chamada Rua Fechada e, mais recentemente, nas terças-feiras à noite dando suporte ao projeto Jaraguá Vivo.

Fernanda Calheiros/ Secom Maceió