Jaraguá Vivo começa regularmente nesta terça-feira

Casario-Jaraguá-Crédito-João-Schwartz-1
Casario histórico do Jaraguá – Crédito João Schwartz

Nesta terça (19), começa ser operado regularmente o Projeto Jaraguá Vivo, que tem como intuito estimular a visita aos atrativos do bairro histórico Jaraguá, através de um roteiro cultural que inclui museus, institutos culturais, exposições de arte popular e experiências gastronômicas com uma praça de alimentação ao ar livre. O tour,  idealizado pela Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur) em parceria com o governo do Estado e o trade local, encerra-se no Rex Bar, em ritmo de jazz. A ideia é misturar a história da Civilização do Açúcar e da zona portuária, as tradições culturais, a arquitetura histórica, além de oferta mais uma opção de vida noturna com um produto turístico inovador.

Para quem perdeu o lançamento na última terça-feira (12), agora é hora de reservar o passeio, que irá acontecer no mesmo horário, a partir das 19h com concentração na Praça Dois Leões no Jaraguá. Durante o roteiro, a Rua Sá e Albuquerque fica fechada para carros, a segurança será reforçada e os espaços culturais ficam abertos especialmente para o projeto.  O custo do passeio é 30,00 e inclui transfer e guias capacitados.

Rua Sá e Albuqureque será fechada para carros durante o roteiro. Foto: Pei Fon
Rua Sá e Albuqureque será fechada para carros durante o roteiro.
Foto: Pei Fon

Parcerias

São parceiros da iniciativa a Secretaria de Desenvolvimento do Estado de Alagoas (Sedetur), a Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU), a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), o Grupo de Receptivos de Alagoas (GRAL),  o Sindicato dos Guias de Turismo de Alagoas (Singtur- AL), a Guarda Municipal, a Polícia Militar, o Rex Bar e o Projeto Carro Chef.

Confira aqui os atrativos que compõem o roteiro:

Exposição de Arte Popular do Iphan

O Iphan Alagoas exibe uma das melhores coleções de artesanto tradicional do País. Foto: Pei Fon
O Iphan Alagoas exibe uma das melhores coleções de artesanto tradicional do País. Foto: Pei Fon

Um dos pontos altos do roteiro é a passagem pelo Iphan, que sedia a exposição “A Invenção da Terra” – Coleção Tania de Maya Pedrosa, que reúne cerca de 1000 obras de grandes mestres da cerâmica, escultura em madeira e arte sacra do Nordeste. A mostra conta com uma exposição interativa em nove monitores touch screen, com histórias sobre os artistas, documentários e fotos apresentados com a mais alta tecnologia disponível para museus no Brasil. Os equipamentos permitem inclusive o compartilhamento de imagens da exposição e mensagens via redes sociais em tempo real.  De acordo com especialistas em cultura brasileira, essa é uma das coleções públicas mais importantes do Brasil no segmento da arte popular.

ARQUITETURA DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE MACEIÓ

O prédio da Associação Comercial é um dos inestimáveis patrimônios arquitetônicos da capital alagoana, que testemunha uma época de pujança comercial que o bairro viveu no início do século 20, com intensas relações internacionais. O projeto de inspiração neoclássica é do italiano Luiz Lucarini. O acervo do espaço, que hoje abriga dois museus, propicia uma viagem pela história do porto de Maceió, com mapas de navegação, gravuras de piratas e índios antropófagos e registros das histórias da Civilização do Açúcar.

Apresentação folclórica do Grupo Transarte durante lançamento do Projeto Foto: Pei Fon
Apresentação folclórica do Grupo Transarte durante lançamento do Projeto
Foto: Pei Fon

MUSEU DA IMAGEM E SOM
O prédio de 1869 guarda as memórias da comunicação e os principais acontecimentos políticos, sociais e artísticos de Maceió. Atualmente, segue com uma exposição sobre os 200 anos da capital, que se encerra no próximo dia 30. O espaço sedia também exposições de relevantes artistas plásticos e fotógrafos internacionais.  Em frente ao prédio existe uma Estátua da Liberdade que, segundo suposições não confirmadas,  foi produzida pelo francês Frédéric Auguste Bartholdi, também autor do monumento que hoje é o cartão-postal de Nova Iorque.

Vista do MISA para a Estátua da Liberdade, réplica do monumento americano. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
Vista do MISA para a Estátua da Liberdade, réplica do monumento americano. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

PRAÇA DOIS LEÕES
Recanto verde preservado na arquitetura histórica do Jaraguá, exibe um obelisco de 1922 e as esculturas dos leões que dão nome à praça.

Escultura de bronze na Praça Dois Leões. Foto: Pei Fon
Escultura de bronze na Praça Dois Leões. Foto: Pei Fon

FUNDAÇÃO TEOTÔNIO VILELA
Guarda a biblioteca pessoal do importante político Teotônio Vilela, com aproximadamente 2.500 livros, fotos e o registro da sua trajetória pessoal e política. É decorada com elementos da cultura popular alagoana.

Recepção da Fundação Teotônio Vilela. Foto: Pei Fon
Recepção da Fundação Teotônio Vilela. Foto: Pei Fon

IGREJA MÃE DO POVO
Erguida em 1820 em meio a cabanas de pescadores do começo da Pajuçara, sediou os primeiros casamentos, batizados e festejos populares da capital.

Apresentação dos guias durante visita à Igreja Mãe do Povo. Foto: Pei Fon
Apresentação dos guias durante visita à Igreja Mãe do Povo. Foto: Pei Fon

Programação musical no REX Bar
O Rex Bar é uma casa de shows que funciona em um espaço amplo, de arquitetura preservada e aposta na renovação da vida noturna do bairro do Jaraguá, através de uma programação musical sofisticada, que valoriza os artistas locais. Todas as semanas a casa oferece shows que vão do jazz à música popular brasileira, passando por estilos que misturam o rock, a música regional e o samba. O espaço  passará a abrir todas as terças-feiras para atender ao público do projeto.

Experiência Gastronômica ao ar livre
A praça de alimentação viabilizada através de uma parceria com o  Projeto Carro Chef  vai funcionar ao lado da Associação Comercial com 10 opções gastronômicas diferentes incluindo comida regional, argentina, egípcia, mexicana, entre outras, além de música ao vivo. A ideia é propiciar um espaço de convivência, seguro, agradável e democrático tanto para turistas, como paara moradores da cidade.

Food Trucks montados ao lado da Associação Comercial. Foto: Hugo Noah
Food Trucks montados ao lado da Associação Comercial. Foto: Hugo Noah

Para mais informações:

Grupo de Receptivos de Alagoas
www.gral.tur.br/ (82) 2121-0040