Maceió sedia 2ª edição da Arena Gastronômica

32cb915f-0b4e-4744-ae61-eb0584803299

Nos dias 27 e 28 de abril, a Faculdade Maurício de Nassau – unidade Maceió, bloco Farol e a Engenho Comunicação e Marketing realizam a 2ª edição da Arena Gastronômica Engenho/Nassau. O evento que foi um grande sucesso em 2015 trará neste ano o tema “Gastronomia de oportunidade” que, de acordo com o atual cenário nacional tende a modificar-se para se flexibilizar a fim de driblar a crise econômica. Ele ocorrerá no auditório da instituição que fica na Rua José de Alencar, S/N, Farol.

O tema de 2016 irá focar na gastronomia de fácil acesso, com produtos simples do dia a dia, para oferecer uma forma prática e eficiente de economizar, inovar e aprender dicas, além de manuseios com os mais renomados chefs nacionais. A Arena é voltada para estudantes do curso de Gastronomia, profissionais da área e público em geral que se interessa pelo tema, bem como pessoas ligadas aos setores turístico, hoteleiro e industrial.

Os chefs que estarão presentes na 2ª edição da Arena Gastronômica, em Maceió (AL), são: Anna Corinna (PE), Jonathas Moreira (AL), Bruno Didier (PE), Paolo Salvadori (PE), Luciana Sultanum (PE) e Carlos Bertolazzi (SP) que comanda o programa “Hell’s Kitchen” (SBT) e também está no ‘BBQ Brasil: Churrasco na Brasa’. Na ocasião, os chefs e profissionais da área convidados compartilharão suas experiências e irão ensinar receitas ao vivo, através das oficinas práticas.

Durante a Arena Gastronômica, as palestras e oficinas serão abertas ao público pagante, mas terá um espaço dedicado à gastronomia de rua, com livre acesso aos food trucks que estarão localizados no estacionamento da instituição.

 

Concurso gastronômico

 

O evento contará com um concurso culinário, ou seja, seis duplas de estudantes de Gastronomia irão participar do embate gastronômico que trará o tema “Gastronomia de Oportunidade”, com receitas simples que trazem elementos existentes na cozinha de verdade. O concurso será apresentado por um chef convidado e as duplas deverão produzir pratos especiais com insumos surpresas, supervisionados por um chef coordenador. Os alunos participantes terão um limite de tempo para terminar o prato e serão julgados pelos critérios de criatividade, originalidade e sabor. A competição é aberta para todas as instituições de ensino de Gastronomia e a equipe vencedora participará do “Embate Gastronômico” na Arena Gastronômica de Recife (PE) e concorrerá ao maior prêmio da competição. A premiação será de 10 mil reais, sendo 5 mil para a dupla campeã, 3 mil reais para a segunda colocada e 2 mil reais para a terceira colocada.

 

Homenagem

Neste ano, a homenageada será a dona Arlinda dos Santos Fernandes, de 76 anos. Ela que foi aluna do curso de Gastronomia e atualmente está fazendo pós-graduação é uma das primeiras culinaristas de Alagoas. Arlinda receberá durante o evento a comenda Maurício de Nassau.

 

Jantar especial

No segundo e último dia da Arena Gastronômica, haverá um jantar especial que será servido aos patrocinadores, convidados e clientes. O jantar vai ser oferecido no restaurante parceiro, o Comedoria Gourmet.

 

As inscrições para o evento podem ser feitas através do site:  http://sgea.mauriciodenassau.edu.br/Hotsite/Home/2153. Alunos da Faculdade Maurício de Nassau possuem desconto. Mais informações pelo telefone: (82) 3036-2280. Inscrições limitadas.

 

Programação

 

Dia 27

14h –  Abertura com mesa redonda sobre o tema: Gastronomia de oportunidade

15:30h  – Anna Corinna (PE)

17:00h  – Jonathas Moreira (AL)

18:30h  – Bruno Didier (PE)

20:00h  – Carlos Bertolazzi (SP)
Dia 28

14h  –   Paolo Salvadori (PE)

15:30h – Luciana Sultanum (PE)

17:00h  – Cervejaria EKÄUT (Sommeliers André Turton e Diogo Chiaradia)

18:30h  – Concurso Gastronômico