Festa das Águas celebra Dia de Iemanjá nesta sexta-feira (8), na orla de Maceió

A tradicional Festa das Águas celebra o Dia de Iemanjá nesta sexta-feira (8), na orla de Maceió. Anualmente, o evento traz à praia de Pajuçara uma vasta programação cultural e apresentação de diversos grupos temáticos da cultura afro, no palco montado na Praça Multiventos.

A comemoração contempla o orixá cultuado entre os povos de matriz africana, e conta com apoio do Governo de Alagoas, por meio das secretarias de Estado da Cultura (Secult) e de Comunicação (Secom).

A 9ª edição da Festa das Águas está dentro do calendário de atividades em alusão aos 200 anos de Alagoas e visa a temática do respeito. Apesar de garantido na Constituição Federal, o direito à liberdade religiosa é violado diariamente em todo o estado. Com o tema ‘Combate à intolerância religiosa’, este ano o evento busca chamar a atenção contra a violência.

O objetivo da festa é saudar Iemanjá, a grande mãe e senhora das águas salgadas, agradecendo às bençãos e aprendizados deste ano. A religião de matriz africana pede axé, alegria e sabedoria na luta cotidiana contra o racismo.

A partir das 15h, a celebração religiosa Xirê do Ilê Legionirê Nito Xoroquê abre as atividades do dia especial. Além dos tradicionais shows de grupos e artistas da negritude alagoana, no palco montado na Praça Multieventos, a Festa das Águas 2017 terá um cortejo de grupos percussivos, que também prestarão sua homenagem à Rainha do Mar, Iemanjá.

A Festa das Águas também é uma realização conjunta da Articulação da Cultura Popular e Afroalagoana, de diversas organizações dos Religiosos de Matriz Africana, da FMAC.

A Festa

Como reforço às festividades populares pelo dia de Iemanjá, a tradicional Festa das Águas acontece em Alagoas há décadas. Anualmente, no dia 8 de dezembro, caravanas de religiosos e grupos culturais vindos de diversos bairros de Maceió e de cidades do interior alagoano celebram na praia de Pajuçara.

Todos os anos, as comemorações atraem moradores, turistas, militantes do movimento negro e simpatizantes das religiões de matriz africana, que podem conferir e apreciar toda a beleza da cultura afro-brasileira em espetáculos que envolvem batuques, cantos e danças.

Confira a programação completa:

15h – Cortejo com grupos percussivos

Saída: Cais do Porto (antigo Clube do CRB – Pajuçara)

Chegada: Praça Multieventos

15h – Xirê (celebração religiosa) do Ilê Axé Legionirê Nito Xoroquê

Local: Praça Multieventos

17h – Shows e apresentações culturais

Local: Praça Multieventos

Atrações:

Orquestra de Tambores de Alagoas

Afoxé Povo de Exu

Afoxé Ofáomin

Naná Martins

Afoxé Oju Omim Omorewá

Banda Afro Afoxé

Maracatu Raízes da Tradição – Abassá de Angola de Oyá Igbalé

Grupo Afro Zumbii

Maracatu Nação Acorte de Alagoas – com participação do Coletivo AfroCaeté

Samba de Roda Possú Beta

Afro Mandela

Afoxé Obáagodô

Ascom – 07/12/2017