Alagoas ganha novo protocolo de atendimento aos acidentes com material biológico

A Secretaria de Estado da Saúde realiza terça-feira (12), o Seminário de Implantação do Novo Protocolo de Atendimento aos Acidentes com Material Biológico, no Maceió Mar Hotel, às 9h. Alagoas tem avançado na prevenção e tratamento dos acidentes de trabalho com materiais biológicos, com a finalidade de assegurar a saúde e o bem-estar dos profissionais, evitando o aumento do número de pessoas infectadas com agentes perigosos como o HIV, entre outras.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Mardjane Lemos Nunes, fará palestra tendo como tema a Vigilância dos Acidentes de Trabalho com Exposição a Material Biológico e seus Desdobramentos. Em seguida, o técnico Bruno Souza Lopes abordará o Perfil Epidemiológico dos Acidentes de Trabalho com Exposição a Material Biológico em Alagoas.

A apresentação do Novo Protocolo de Atendimento aos Acidentes com Exposição a Material Biológico é destinado a 56 municípios da I Macrorregião de Saúde. “Com a implantação desse novo protocolo, avançamos na prevenção e tratamento dos acidentes de trabalho com materiais biológicos, prezando pela saúde e bem-estar dos profissionais de saúde”, disse Gardênia Santana, supervisora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

Ainda conforme destacou Gardênia Santana, o protocolo visa orientar a atuação de gestores e administradores de serviços, tendo em vista a adoção de medidas e iniciativas voltadas para prevenir ocorrências, reduzindo riscos e consequências.

Ascom – 09/12/2017