Ronda no Bairro passa a integrar comissão do “Crescer com Cidadania” do MPE/AL

A mais nova ferramenta de apoio à Rede de Atendimento à Infância de Maceió foi apresentada durante uma reunião de trabalho do projeto “Crescer com Cidadania”, na manhã desta terça-feira (10), na sede do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL). O coordenador-geral do Ronda no Bairro, coronel RR Maxwell Santos, foi convidado a apresentar a filosofia e execução do programa aos presentes, representantes de diversos órgãos e entidades estaduais e municipais.

A ocasião teve como intuito promover melhorias públicas de atendimento integral e de proteção à criança e ao adolescente e, a partir de hoje, um mapa virtual mostra a localização, por bairro, de escolas, centros de assistência social, conselhos tutelares, unidades de saúde e de segurança que ofertem serviços aos jovens.

O mapa está disponível no site do MPE/AL e conta com informações sobre horário de funcionamento, endereço, telefone e as respectivas áreas de atuação das instituições citadas.

Durante a reunião de trabalho também foram socializadas as ações desenvolvidas pelo Consultório na Rua, dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), do Movimento da População de Rua e dos Anjos da Paz, serviço oferecido pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev).

Ao final da reunião, o promotor e coordenador do Núcleo da Infância e Juventude do MPE/AL e do projeto “Crescer com Cidadania”, Ubirajara Ramos, criou uma comissão para continuar a debater em profundidade os direitos de crianças e dos adolescentes. O Programa Ronda no Bairro será representado na comissão pela coordenadora da equipe de Articulação e Mobilização Social, a psicóloga Áurea Vasconcelos.

“Momentos como esse são extremamente importantes para o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), espaços assim proporcionam a integração entre diretores e técnicos de instituições e aprimoram ainda mais os serviços oferecidos à população”, concluiu o coronel RR Maxwell Santos.

Ronda no Bairro

O Ronda no Bairro é um programa do Governo de Alagoas e está sob a competência das Secretarias de Estado da Segurança Pública (SSP); de Prevenção à Violência (Seprev); da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e da Ressocialização e Inclusão Social (Seris).

O programa atua na área comercial do Jacintinho desde o dia 4 de janeiro, no trecho compreendido entre a TV Ponta Verde e a Escola Municipal Lamenha Lins.

No dia 10 de março, o Ronda começou a operar nas áreas comerciais do Jaraguá, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Cruz das Almas e Jacarecica.

Também rende atenção à mediação de conflitos urbanos e ao enfrentamento ao Crime Violento Contra o Patrimônio (CVP) – caracterizado pelo furto, roubo e depredação de prédios e espaços públicos. Essas ações acontecem de forma integrada com o Centro Integrado Operacional de Segurança Pública (Ciosp), com o Videomonitoramento de Maceió, o Disque Denúncia (181) e o Serviço de Inteligência do Sistema de Segurança Pública.

Ascom – 10/04/2018