Seduc apresenta oferta de cursos para formações de professores

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) iniciou o levantamento de demanda para os cursos a serem ofertados no Espaço de Formação e Experimentação em Tecnologia para Professores (Efex), o primeiro do Nordeste, montado no Centro de Ciências e Tecnologia (Cecite), no Cepa.

De acordo com o gestor do Efex, Ednaldo Firmino, os professores interessados devem acessar o site www.educacao.al.gov.br, ou diretamente pelo link encurtador.com.br/fELMY, preencherem os dados e optarem entre as dez temáticas ofertadas nas áreas de inovação e tecnologia.

As temáticas disponíveis são: aprendizagem baseada em projetos, educomunicação, plataformas adaptativas, curadoria, ensino híbrido, programação e robótica, colaboração, cultura maker, avaliação e gamificação.

“Este levantamento de demanda será permanente, com arquivos disponíveis no site da Seduc e também enviados às Gerências Regionais [Geres] e destas para as escolas. Os professores já estão preenchendo. Faremos este levantamento observando aceitação das temáticas para desenvolvermos os planos e formações”, explica Ednaldo.

Formações – Segundo o gestor, serão montados grupos de 20 professores por curso, sendo cada um destes de 20h, divididas entre momentos presenciais e à distância.

“O primeiro momento será presencial, no Efex, seguido da modalidade EAD, pela plataforma digital Escola Web, também disponibilizada pela Seduc, e concluiremos cada formação com a socialização, presencial, de um plano desenvolvido e aplicado em sala de aula, o qual permanecerá disponível nesta mesma plataforma”, declara Firmino.

EFEX – Inaugurado no início deste ano em parceria com Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), o Efex Maceió é o primeiro do Nordeste e o segundo do país e visa promover a discussão e formação continuada entre os professores das redes públicas sobre práticas e estudos tecnológicos.

O espaço está equipado com impressora 3D, cortadora a laser, materiais de robótica, marcenaria e de audiovisual.

Ascom – 10/04/2018